quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

UMA NOITE DE DORES E LÁGRIMAS

Teto do templo-sede da Igreja Renascer em Cristo desaba em São Paulo, fazendo nove vítimas fatais

José Donizetti Morbidelli

Praticamente dois anos depois do imbróglio envolvendo o casal Estevam e Sônia Hernandes, os fundadores da Igreja Apostólica Renascer em Cristo – eles foram presos nos Estados Unidos por entrar com dinheiro ilegalmente no país –, os fiéis da denominação sofreram mais um duro golpe no mês passado. E este, de contornos muito mais trágicos. No fim da tarde do dia 19 de janeiro, entre um e outro culto no templo-sede da igreja, no bairro do Cambuci, zona sul de São Paulo, centenas de pessoas foram surpreendidas com o desabamento do teto do imóvel, adaptado de um antigo cinema. Em questão de segundos, o ambiente de espiritualidade se transformou num pandemônio, com pessoas correndo desesperadas sem saber exatamente o que estava acontecendo. Logo, as imediações da Avenida Lins de Vansconcelos, onde fica a sede da igreja, ficou completamente tomada por viaturas de polícia, carros do Corpo de Bombeiros, ambulâncias, profissionais de imprensa e centenas de curiosos. O céu da região – tão diferente daquela pintura azul celeste que decorava as paredes internas do templo – foram tomados por helicópteros. Mas o pior acontecia lá dentro. Sob os escombros, dezenas de pessoas ficaram feridas, algumas de maneira fatal. Até o fechamento desta reportagem, os números oficiais apontavam nove mortos.
Um campo de futebol de terra batida do Parque da Aclimação virou um centro de resgate das vítimas, que iam sendo embarcadas rumo aos hospitais da região central da capital paulista. A tragédia, além de assustar a vizinhança e os transeuntes que passavam pelo local, já no início da noite, mudou completamente a rotina do bairro. De acordo com Norma Cristina Ribeiro, que mora na rua que faz fundos com a igreja, o barulho causado pelo desabamento se assemelhava ao som de um rojão. "Era um estrondo forte, parecido com uma coisa caindo", comparou. Já Sebastiana Silva Gonçalvez, não menos assustada que a vizinha, pensou se tratar da queda de um grande avião, como o Airbus da TAM que se espatifou nas imediações do aeroporto de Congonhas, em julho de 2007 – outro trauma na memória do paulistano. "Foi muito assustador. Os vizinhos saíram correndo para ver o que havia acontecido e começaram a ajudar", conta.
A tragédia, que deixou mais de uma centena de feridos e nove vítimas fatais – todas mulheres, entre elas uma senhora de 80 anos e uma adolescente de 15 –, poderia ter sido ainda maior caso não tivesse acontecido no intervalo entre duas reuniões. Na hora do acidente, às exatas 18h56, muitos fiéis deixavam o local, enquanto outros se preparavam para entrar. A sede da Renascer tem capacidade para abrigar cerca de 2 mil pessoas e, de acordo com os bombeiros e a própria assessoria de imprensa da igreja, cerca de 400 frequentadores se encontravam no interior no momento do desabamento. Precavida contra a possibilidade de desmoronamento das paredes laterais e dos fundos da igreja, o coronel Orlando Camargo, coordenador-geral da Defesa Civil Municipal, achou por bem interditar vários imóveis localizados nas imediações. Assim, os moradores têm contado com a solidariedade dos vizinhos até que suas casas sejam liberadas. Até um estabelecimento comercial que fica ao lado do prédio, de frente para a Lins de Vasconcelos, teve que ser fechado.

"Inconcebível" – Enquanto as eventuais causas do desabamento estão sendo analisadas pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC), algumas hipóteses começam a ganhar força. Uma delas, segundo a Defesa Civil, pode ter sido o peso acarretado pela grande quantidade de aparelhos de ar condicionado instalados no teto do prédio. A última reforma realizada na cobertura aconteceu há cerca de dez anos, por determinação do Departamento de Habitação e Urbanismo da Prefeitura. Ainda de acordo com o órgão, na época as exigências foram prontamente adotadas pela direção da denominação, motivo pelo qual o imóvel foi liberado para a realização dos cultos. "Para nós, o desabamento foi uma total surpresa. É inconcebível que um teto reformado em 1998 caia dez anos depois", afirma Mabel Prietto de Souza Tucunduva, promotora da Justiça de Habitação e Urbanismo. Segundo ela, no ano passado, a Renascer apresentou um novo certificado atestando a segurança do local, com base num laudo técnico elaborado por um engenheiro particular e aceito pela Prefeitura.
Ademir Alves do Amaral, superintendente operacional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea), também esteve analisando os escombros, mas ainda acha cedo para apontar o que poder ter provocado a tragédia. "São diversas hipóteses: sobrecarga, falha de manutenção, falha de projeto. Estão citando até cupins. Não dá para saber agora, mas pode ser um somatório de fatores", afirma. O engenheiro disse ainda que o Crea vai acompanhar atentamente o trabalho dos peritos da polícia.
Depois da tragédia, o governador do Estado de São Paulo, José Serra, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, estiveram no local. Serra, inclusive, quase foi atingido por um aparelho de ar condicionado que despencou a poucos metros de onde estava. Kassab, no dia seguinte, vistoriou os destroços e reafirmou o compromisso de criar a Secretaria Especial de Controle Urbano, órgão que assumiria as funções do Departamento de Controle e Uso de Imóveis (Contru), atuando na prevenção e fiscalização do uso de edificações na cidade de São Paulo. Só que para ser aprovado, o projeto ainda tem que passar pelo crivo da Câmara Municipal.

Assistência ampla – Consternado, o casal Hernandes – que cumpre pena em prisão domiciliar nos Estados Unidos por crimes de conspiração e contrabando de dinheiro –, emitiu nota sobre a tragédia ocorrida na célula-mãe da igreja, justificando que deve haver algum propósito para tamanho sofrimento dos fiéis. "Foi uma grande fatalidade o que ocorreu. Nosso coração está enlutado, sofrendo muito, pelas vidas, pelas vítimas, pela situação, pela calamidade. Esperamos que Deus possa enxugar nossas lágrimas com milagres", diz o texto. Por muito pouco a filha do casal, Fernanda Hernandes Rasmussen, poderia ter sido mais uma das vítimas da tragédia. Presa ao trânsito, a apresentadora chegou ao templo, com o filho, apenas alguns minutos após o desabamento. Assim como uma legião de voluntários que se encontravam no local, ela foi mais uma a ajudar no socorro às vítimas e orientação aos bombeiros.
Não menos preocupado ficou o jogador de futebol Kaká, o mais ilustre membro da denominação. A cerimônia de casamento do astro da bola foi realizado ali mesmo no templo-sede, em dezembro de 2005. Ao saber da tragédia pela internet, o craque do Milan teria telefonado para saber mais detalhes sobre o acontecimento. De acordo com sua assessoria, nenhum parente ou amigo do atleta ficou ferido. A fidelidade do craque com os princípios bíblicos e a Renascer em Cristo é tão grande que, como forma de agradecimento pelas conquistas pessoais e por ter se livrado do risco de ficar paraplégico após um acidente ocorrido numa piscina aos 18 anos, o jogador chegou a doar à igreja o troféu de Melhor Jogador do Mundo, ganho em 2007. "Quero agradecer a Deus por todas as vitórias e conquistas que tive nesse ano como jogador e trago aqui ao altar dois prêmios: um é meu filho que está chegando, fruto de uma palavra profética que recebi do apóstolo Estevam; outro é esse troféu da Fifa, que quero consagrar a Deus e deixar aqui na igreja", declarou, na época.
Apesar da possibilidade de alguns fiéis recorreram à Justiça visando serem indenizados, a assessoria da Igreja Renascer informou que dará toda assistência às vítimas e suas famílias, custeando as despesas com os funerais, tratamentos hospitalares dos feridos e reparos dos danos ocasionados nos imóveis vizinhos. O advogado criminalista Ademar Guerra não acredita que a igreja venha a ser processada pelas vítimas do desabamento, em virtude do bom relacionamento que existe entre as partes. "Muitos fiéis têm uma ligação afetiva com a igreja e preferem processar a Prefeitura", afirma.

Igreja multimídia – Com mais de 2 milhões de fiéis, números que fazem dela a segunda maior denominação neopentecostal do Brasil, em pouco mais de vinte anos, desde a sua fundação, em 1986, a Igreja Renascer espalhou suas células por uma infinidade de países. Atualmente, estima-se que sejam mais de 1,2 mil templos, distribuídos por todos os estados brasileiros, e ainda América Latina, Estados Unidos, Europa e Japão. Tal crescimento se deve, e muito, às ações perpetradas pela igreja, que tem se consolidado na organização de grandes eventos populares, como a Marcha para Jesus – anualmente, o evento atrai cerca de 2 milhões de pessoas na maior cidade brasileira – e o SOS da Vida, festival musical que também faz parte do calendário evangélico. No segmento musical, o grupo de louvor Renascer Praise é considerado um dos mais importantes da América Latina. Em novembro do ano passado, comemorando o 15º aniversário do ministério, a gravação do álbum Renascer Praise 15 aconteceu na sede da igreja, a mesma que agora não passa de um monte de entulho.
Para levar adiante todos seus projetos de caráter social e eventos evangelísticos, a Igreja Renascer conta com uma estrutura midiática de causar inveja a grandes empresas de comunicação do país. A principal delas é a Rede Gospel, emissora de TV com sede na cidade de São Paulo que transmite programações e eventos relacionados à igreja para todo o Brasil, e via satélite para outros países.
Contudo, apesar de extremamente popular entre o público evangélico, há cerca de dois anos a igreja começou a se tornar conhecida e comentada também por outros motivos, nada espirituais. A prisão de seus líderes, em janeiro de 2007, nos Estados Unidos, deixou a denominação de pernas para o ar. De lá para cá, muita coisa aconteceu na vida do casal Estevam e Sônia, que cumprem pena domiciliar e aguardam autorização da Justiça dos EUA para retornar ao Brasil. Mesmo assim, os cultos realizados na sede da igreja continuavam atraindo milhares de fiéis, pelo menos até a fatídica noite de 19 de janeiro.
A tragédia ocorrida na Renascer da Lins de Vasconcelos teve grande repercussão também no exterior. Na Argentina, o jornal La Nación destacou a fama da igreja por ter sido escolhida para o casamento do jogador Kaká, mesma postura adotada pelo espanhol El Pais. "Kaká, de fortes convicções religiosas, é um fiel colaborador da Renascer. O desportista consagrou seu matrimônio com Caroline Celico na mesma paróquia cujo teto caiu", informou o noticioso madrilenho. Já o norte-americano The New York Times e a rede CNN enfatizaram a quantidade de pessoas que, supostamente, se encontravam no local e os números de vítimas. Mais uma vez, os líderes da denominação tiveram que acompanhar seus nomes pautando notícias dos principais veículos de comunicação do país e do mundo, mas com uma grande diferença: dessa vez, suas fotos não estamparam as páginas policiais.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 131

Participe da comunidade no orkut ( Eu Li JD Morbidelli ):http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11523076

Nenhum comentário:

Postar um comentário