quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NEM MONSTRO NEM JOIA, APENAS MAIS UM BAD BOY DO FUTEBOL BRASILEIRO

Absurdo chamá-lo de monstro, como fez o treinador René Simões após a derrota do Atlético Goianiense para o Santos há uma semana; exagero referir-se a ele como Joia, a exemplo do que tantos veículos de comunicação têm feito ultimamente, já que joia tem o poder de trazer brilho e não problemas aos que a detém. Melhor então encontrar um termo mais apropriado para definir o atacante Neymar; que tal bad boy, uma vez que a fama tem lhe subido à cabeça e o feito enveredar pelos mesmos caminhos trilhados por outros craques do futebol brasileiro, como Romário, Edmundo, Adriano – só para citar alguns mais recentes.

A última do bad boy da Baixada Santista veio com a força de um tsunami e derrubou o treinador Dorival Junior. Ninguém, no entanto, sai ganhando nessa queda de braço; pelo contrário, todos perdem. Primeiro a diretoria, que não teve pulso firme para punir o jogador – as sequelas que a demissão do técnico poderão causar no grupo, cujo relacionamento não é dos melhores, são imprevisíveis. Em segundo o treinador, que perde em credibilidade por não ter sido respeitado em sua decisão de afastar o jogador por tempo indeterminado – diga-se de passagem, ele montou o time que encantou o país no primeiro semestre, conquistando dois títulos importantes. E, por fim, o próprio atacante, que jamais pode ver de novo a cor daqueles 35 milhões de euros oferecidos pelo Chelsea para levá-lo para o futebol inglês; afinal, quem pagaria uma fortuna para correr o risco de comprar um problema em vez de uma solução para o time?

Se nos gramados Neymar é um craque indiscutível, fora dele não passa de um adolescente mimado, acima do bem e do mal e que se julga o dono do time que, teoricamente, teria somente que defender em campo. Cuidado Mano Menezes, a próxima vítima pode ser você!

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
http://jdmorbidelli.zip.net
twitter.com/jdmorbidelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário