
José Donizetti Morbidelli
Ao iniciar o relato visual da história de seus personagens, o autor utiliza-se de imagens de sepulturas, e ao concluir o trabalho faz com que o telespectador perceba o significado do título do filme. Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos sugere que a morte iguala a todos, que o homem veio do pó e ao pó retornará, independente de seus feitos no decorrer da vida.
Numa espécie de retrospectiva poética do século 20, Marcelo Masagão antecipa a comparação entre os seres humanos, procurando relatar com o mesmo grau de importância a vida de celebridades, como o bailarino Nijinski, o ator Fred Astaire e o jogador de futebol Garrincha, com pessoas absolutamente comuns, como uma empacotadora de cigarros, trabalhadores industriais e garimpeiros de Serra Pelada. Assim, busca uma conscientização do telespectador da importância de cada indivíduo para a história. Todos se completam e são totalmente dependentes entre si.
O filme não se restringe somente a uma retrospectiva, mas também à busca incessante dos sonhos e ideais do ser humano. Alguns limitam-se à simples questão da sobrevivência, como operários que trabalham em indústrias automobilísticas mas que jamais tiveram condições de possuir um automóvel. Outros comprovam a onipotência humana, como o pintor com a roupa especial para encontrar-se com Deus, ou ainda o alfaiate francês imitando um pássaro e lançando-se da Torre Eiffel, imagem que se funde com a explosão de um ônibus espacial americano. Torna-se explícito o egoísmo humano, o desejo de conquistar o inconquistável e, por meio de sobreposição de imagens, o telespectador é direcionado a conhecer o pensamento dos personagens.
“Os homens criam as ferramentas, as ferramentas recriam os homens.”
Infelizmente a irracionalidade das guerras não deixa de fazer parte das imagens do século, a vaidade humana em busca de poder e glória. Digo “irracionalidade” porque as guerras são iniciadas por aqueles que nunca carregaram um fuzil ou explodiram uma bomba na cabeça de outro, homens que ficam em seus escritórios ventilados no verão e aquecidos no inverno, com a barriga cheia, contando as baixas do exército inimigo ou encaminhando os mortos a seus parentes, achando ainda que fazem um grande serviço: aqui vai um herói, que perdeu a vida lutando bravamente pela liberdade do mundo. Os versos do soldado Kato Matsuda, morto em 1945, representam com dignidade essa visão do absurdo das batalhas.
“Papai, mamãe, me desculpem
por ser um filho ingrato.
Não há pior desgraça
do que um filho morrer antes dos pais,
isso foge à ordemnatural das coisas.
No meu silêncio já refleti muito
sobre o sentido e a finalidade
desta guerra. Mas estar aí junto a vocês
seria uma grande humilhação...”
E a tela continua sendo bombardeada com imagens que resgatam a memória do século, com uma melancolia ressaltada pela trilha sonora, mas também com momentos que sugerem um certo otimismo em relação ao futuro. A busca da felicidade é o objetivo que melhor traduz o que deveria ser a essência da existência humana, mas será que a felicidade existe?
“Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz.”
Recanto das Letras - 2005 (http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/86602)
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José, as diferanças existentes entre os seres não seria tão somente o equilíbrio feito pelo Criador? A quem acredita é. Mas, não seria a própria limitação do Criador? Eis a pergunta que me faço hodiernamente.
ResponderExcluirAdílio dos Santos
Caro, gostei muito do teu texto.És um profissional da comunicação e é muito interesante , como formador de opinião, divulgar o cinema nacional.Meu olhar é de quem gosta, se encanta e fala sobre.Obrigada pela atenção e recomendação.Voltarei para ler outras resenhas, pois já vi que tem mais.Abraço!!
ResponderExcluirEdna Lopes
Grande JD!
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Continuas escrevendo com a maestria de sempre.
Abraços!