terça-feira, 20 de outubro de 2009

RANKING DOS CAMPEÕES BRASILEIROS

Duas competições de clubes fazem parte do calendário anual da CBF – a Copa do Brasil, disputada no sistema mata-mata; e o Brasileirão, que desde 2003 vem sendo disputado por pontos corridos. Vencer qualquer um desses campeonatos tem sido o principal objetivo dos times brasileiros, e a importância das conquistas se traduz nos próprios números: estádios e cofres cheios, premiações, maiores cotas de patrocínios e a possibilidade de disputa de torneios internacionais.

Campeonato de tiro mais curto, a Copa do Brasil – criada em 1989 e que teve o Grêmio como primeiro campeão – , logo se tornou a coqueluche do primeiro semestre. Emocionante e sempre com estádios lotados, a competição também já teve equipes de menor expressão levantando a taça, como Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista. Já, o Brasileirão teve o Atlético Mineiro como primeiro campeão, em 1971, e hoje é o principal campeonato de clubes do país; contudo, sem a mesma emoção da Copa do Brasil, justamente pela forma de disputa.

Considerando, portanto, as duas principais competições, segue abaixo o ranking dos maiores campeões do futebol brasileiro – sem considerar a Taça Brasil – torneio disputado entre os anos de 1959 a 1968 entre os campeões estaduais –, que tem o Santos como o grande vencedor – time da Baixada faturou o caneco por seis vezes.

1º Corinthians e Flamengo.....7 conquistas
3º Grêmio e São Paulo.....6 conquistas
5º Cruzeiro e Palmeiras.....5 conquistas
7º Internacional e Vasco.....4 conquistas
9º Fluminense, Santos e Sport.....2 conquistas

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário