E quando será lançado o minicraque do Souza? Por mais que as ideias de marketing fluam na cabeça de Luis Paulo Rosemberg, difícil mesmo é criar uma estratégia que traga retorno ao investimento no atacante Souza, principal alvo da torcida por sua abstinência de gols. Façamos as contas: levando em consideração o preço unitário de R$ 79,90 por cada minicraque, o salário de Souza – cerca de R$ 170 mil mensais – equivale a 2128 unidades. Se não dá para vender tudo isso, então é melhor que ele comece logo a balançar as redes.
Brincadeiras à parte, o departamento de marketing do Corinthians está dando provas de que realmente sabe trabalhar: maior patrocínio de camisas de país, número de sócios-torcedores ultrapassando a casa dos 50 mil, camisas de todos os tipos e para todos os gostos, enfim... Finalmente o futebol tem sido tratado com empresa gestora de negócios e que visa, além de conquistas, lucros.
Apenas uma ressalva: assim como esses bonecos irão criar vínculos com seus compradores, é bom que os jogadores também criem longos vínculos com o clube. De nada adianta o Corinthians lançar o minicraque do Dentinho, por exemplo, e após alguns meses negociar o atleta com o futebol europeu. Não duvido nem um pouco que muitos torcedores também vão querer se desfazer de seus valiosos brinquedinhos.
José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
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