quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PACAEMBU: O ESTÁDIO MAIS VIÁVEL PARA A COPA DO MUNDO EM SÃO PAULO

Do Maracanã, o mais famoso templo do futebol em todo o mundo, ninguém tira a final da Copa do Mundo de 2014. E quanto à abertura? Bem que a maior e a mais importante cidade do país merecia dar o pontapé inicial da competição, mas infelizmente não tem e provavelmente não terá estádios que atendam às necessidades da Fifa – pelo menos para a festa inicial. O Mineirão, portanto, parece ser a melhor opção – não por menos, afinal o estádio fica num local maravilhoso, cercado de muito verde e, com as reformas necessárias, deve se transformar numa das melhores arenas do país. Assim, São Paulo deve se dar por satisfeita por receber uma ou outra partida – talvez uma das quartas-de-final.

Ao mesmo tempo em que a Fifa praticamente descarta a utilização do longe e desconfortável Morumbi, quem ganha força para se tornar a sede paulista da Copa é o bom e velho Pacaembu. Agradável, de fácil acesso – metrô praticamente ao lado –, com espaço para a construção de estacionamento, além de sediar o belíssimo museu do futebol, a "casa da fiel" tem tudo para agradar os mandatários da entidade máxima do futebol, além de acirrar ainda mais a briga de bastidores travadas ultimamente entre corinthianos e tricolores.
Por quê? Caso seja aprovado o projeto de concessão que tramita na Câmara Municipal, o estádio passará, de fato, a pertencer ao Corinthians – de papel passado e tudo. E, embora alguns vereadores e até moradores do nobre bairro sejam contra, para a Prefeitura praticamente não há outra saída: sem o Timão, o Pacaembu – que já corrói os cofres públicos com despesas de manutenção – seria praticamente jogado às traças.

É esperar para ver, pois a novela está apenas nos primeiros capítulos e muita coisa ainda vai acontecer. Mas que a tal Copa do Mundo deu nova vida ao velho Paulo Machado de Carvalho, ah isso deu!

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário