sexta-feira, 11 de junho de 2010

A COPA DO DESEMPATE

Em 2010 está sendo disputada a 19ª Copa do Mundo, dando números octogenários à maior competição esportiva do planeta, já que a primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930. Até agora foram nove conquistas européias - Itália (4), Alemanha (3), Inglaterra (1) e França (1) - e nove sul-americanas - Brasil (5), Uruguai (2) e Argentina (2). Na África do Sul, ou seja, em território neutro, europeus e sul-americanos brigam pelo desempate - se bem que por aqui é cada um por si, nem brasileiros torcem pela Argentina, muito menos argentinos torcem pelo Brasil.

Do lado dos que estão do lado de lá do Atlântico, a Itália - última campeã - e a Alemanha sempre aparecem como favoritas; no entanto, muitos estão apostando as fichas na Espanha e na Holanda, que nunca tiveram o gostinho de erguer a taça. Há ainda Inglaterra, Portugal, França, enfim, não faltam candidatos pra lá de credenciados.

Na América do Sul, as maiores atenções estão direcionadas ao pentacampeão Brasil e à Argentina. Salvo alguma grande surpresa, o resto deve ficar numa posição intermediária, assim como os participantes de outros continentes, incluindo a anfitriã África do Sul. Mas como em futebol nada é previsível, tudo pode acontecer. E, pelo bem da competição, uma surpresa até que seria muito bem-vinda.


José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
http://jdmorbidelli.zip.net
twitter.com/jdmorbidelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário