quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

COPA DO BRASIL - UM CAMPEONATO QUE NINGUÉM QUER DISPUTAR NO ANO SEGUINTE

Começa nessa quarta-feira mais uma edição da Copa do Brasil, uma competição que já caiu no gosto do torcedor brasileiro. Certeza de carnaval antecipado nos lugares mais longínquos desse imenso território, festa e mobilização geral no país da bola. Época também de confraternização, oportunidade dos os pequenos anfitriões recepcionarem os gigantes do futebol nacional. Copa do Brasil é isso: motivação, empolgarão, certeza de estádios lotados. E como cada um dos 64 participantes - por menor que seja - têm o direito de sonhar com o título, o que ninguém deseja mesmo é participar da edição do ano seguinte; só o campeão irá para a Libertadores.

Por exemplo, no que dependesse da vontade do Corinthians, o time de Mano Menezes não teria sido campeão em 2009, mas em 2008 quando sucumbiu frente ao Sport, na Ilha do Retiro. Desde que foi criada, há vinte anos, três canecos já reluzem na rica sala de troféus do Parque São Jorge - o Timão foi campeão em 1995, bicampeão em 2002 e faturou o título pela terceira vez no ano passado. À frente, somente o Cruzeiro e o Grêmio, ambos com quatro conquistas cada. Quanto aos demais grandes paulistas, somente o Palmeiras já chegou ao topo; o rival São Paulo - que disputa a Libertadores pela sétima vez em sete anos - jamais conseguiu, embora tenha tentado por uma década consecutiva. O Santos, de Neymar e Robinho, também sonha com o título.

Independente de quem leve a melhor, que seja um campeonato de alto nível, disputado dentro de campo a exemplo do ano passado. Aliás, sem dúvidas, Corinthians e Internacional protagonizaram uma das mais emocionantes finais da história da competição.

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
http://jdmorbidelli.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário