terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DOIS TIMES CENTENÁRIOS PODEM FAZER A FINAL DA LIBERTADORES

Donos da maior rivalidade do futebol sul-americano, Brasil e Argentina já foram protagonistas de emocionantes jogos ao longo da história, sejam em Copa América, Copa do Mundo ou até mesmo amistosos - que de amistoso mesmo só o nome. Entretanto, essa disputa não se limita somente às seleções nacionais; na Libertadores, também foram muitos os encontros entre tupiniquins e hermanos. Nesse caso a vantagem é toda argentina, e tem o Boca Juniors como grande algoz dos times brasileiros.

Esse ano, no entanto, os argentinos vêm para a competição desfalcados de dois de suas equipes mais populares - o próprio Boca e o River Plate. Resta ao Estudiantes, o atual vencedor, e ao Vélez Sarsfield, campeão do torneio Clausura, tentar garantir a hegemonia de seu país - se bem que, nos últimos anos, os brasileiros deram uma boa equilibrada.

A exemplo do Corinthians, o Vélez também está comemorando seu centenário em 2010, e não será nenhum absurdo que os dois se encontrem numa eventual final, o que engrandeceria sobremaneira a festa. O Timão tentando o título pela primeira vez, e o Vélez em busca do bicampeonato - a primeira conquista ocorreu em 1994, em pleno Morumbi diante do São Paulo. Se falta tradição ao Corinthians na Libertadores, não falta time; no caso do Velez é justamente o contrário: o time pode não ser lá grande coisa, mas não falta tradição. Detalhe: os únicos jogos disputados entre os dois aconteceram em 1999 pela Copa Mercosul, e nas duas oportunidades deu Corinthians (2x0 / 0x3).

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
http://jdmorbidelli.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário