segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OS CORINTHIANOS CRIAM AS MÚSICAS, OS OUTROS COPIAM

Além de fiel e fanática, a torcida corinthiana também pode ser considerada a mais criativa no quesito "músicas que vêm das arquibancadas". Não é a toa que, desde o ano passado, gritos como Aqui Tem um Bando de Louco e Não Para, Não Para, Não Para...se tornaram grandes sucessos pelos estádios do país afora. E até mesmo quem não é corinthiano já deve ter se visto pego, mesmo distraído, assobiando os hits alvinegros.

Como não há leis sobre direitos autorais que se apliquem a músicas de arquibancadas, diversas torcidas têm pegado carona no som que embala o Timão. O Coringão Voltou e O Ronaldão Voltou, numa alusão ao retorno do Timão à primeira divisão e do Fenômeno aos gramados, foi adaptada, nada menos, por flamenguistas, são-paulinos e vascaínos. Basta prestar atenção em O Imperador Voltou, O Campeão Voltou e O Vascão Voltou, respectivamente.

Entretanto, se não é preciso criatividade para copiar músicas, pelo menos algumas letras são praticamente impossíveis de serem plagiadas, pois demandam uma boa dose de coragem e, sobretudo, verdadeiro amor às respectivas equipes. Portanto, calma Fiel; afinal, bando de louco – no bom sentido, é claro – só tem um!

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário