terça-feira, 4 de maio de 2010

MANO MENEZES DEVERIA OPTAR POR UMA ESCALAÇÃO MAIS OUSADA

Ganhar ou ganhar e, se possível, sem tomar gols. Essa é a árdua missão que o Corinthians terá pela frente no confronto diante do Flamengo, no Pacaembu. E para quem precisa fazer mais de um gol e, assim, evitar de levar a decisão da vaga para a disputa de pênaltis, nada melhor do que uma formação mais ofensiva - o que ate agora não aconteceu na temporada inteira.

Diferente de como atuava no ano passado com três atacantes, o treinador alvinegro tem preferido uma formação mais cautelosa e que, segundo ele, dá maior consistência ao meio de campo e, consequentemente, à defesa. Tal esquema tático pode até funcionar, mas para quem joga por um empate - longe de ser o caso do Corinthians.

Fica a expectativa para o jogo. Será que o gaúcho irá optar por quatro jogadores no meio ou será, ao menos dessa vez, um pouco mais ousado? Vale salientar que, nessa esquema atual, até o polivalente Elias anda ainda não reencontrou seu jogo e caiu muito de produção. Uma alternativa arriscada mas corajosa seria a saída do volante Ralf, recuo de Jucilei e a volta de Elias para sua função original, a de segundo volante e elemento surpresa. Danilo complementaria o meio de campo, e o ataque formado pelo trio Jorge Henrique - ou Iarley -, Ronaldo e Dentinho, ficaria com maior poder de fogo, mesmo que o Fenômeno fora de forma e de ritmo de jogo. Se prevalecer aquela tese luxemburgueana de que “o medo de perder tira a vontade de ganhar”, então é bom o treinador corinthiano pensar bem antes de colocar seu time em campo. Mesmo porque, a cada dia as portas do Parque São Jorge parecem ficar cada vez mais abertas para a volta do treinador que hoje defende o Atlético Mineiro.

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
http://jdmorbidelli.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário