segunda-feira, 24 de maio de 2010

PROJETO SÉRIO DE ESTÁDIO NAS MÃOS DOS CONSELHEIROS DO CORINTHIANS

Até 1º de setembro - dia em que o Corinthians completa 100 anos - a diretoria pretende, finalmente, levar a público o projeto definitivo para a construção da arena corinthiana. Assim como a Libertadores, ao longo dos anos assuntos relacionados a estádio têm sido motivo de piada, principalmente por parte dos torcedores adversários; contudo, dessa vez parece que é mesmo pra valer. Enquanto escrevo esse artigo, o Conselho Deliberativo do Corinthians deve estar se reunindo com representantes de um grupo de empresas, lideradas pelo banco português Banif, e que conta com a experiência da Hochtief, construtora de origem alemã que traz em seu portfólio obras como os aeroportos de Dusseldorf e Hamburgo, além das arenas do Kaiserslautern e Dortmund. Segundo consta, o terreno já teria sido comprado e averbado em cartórios de São Paulo e Guarulhos, além dos investidores terem também protocolado o projeto na Prefeitura para a realização dos trâmites burocráticos de aprovação.

De acordo com o projeto, o estádio, localizado a apenas dois quilômetros do Parque São Jorge, terá capacidade para cerca de 56 mil torcedores e poderá até - pelo menos na visão dos corinthianos mais otimistas - servir de opção para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. Embora essa proposta seja a mais viável até agora, a diretoria também não descarta outras alternativas, como a ampliação da Fazendinha - talvez não nos moldes do Vicente Calderon, como sugeri anteriormente - ou até o levantamento da obra no terreno de Itaquera, onde funciona o CT das categorias de base do clube. Por trás desse projeto, estariam a construtora Odebrecht e o Grupo Advento. Já, a proposta da Gafisa que previa a construção de uma arena onde hoje se localiza o Playcenter, na Barra Funda, está praticamente descartado.

Enquanto isso, dentro de campo, com a vitória sobre o Fluminense no Pacaembu, o Corinthians continua como 100% de aproveitamento no Brasileirão. Totalização máxima, mas com futebol ainda não muito convincente.

José Donizetti Morbidelli
Jornalista
jdmorbidelli@estadao.com.br
http://jdmorbidelli.zip.net
twitter.com/jdmorbidelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário